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CFO: Como ter sucesso nos primeiros 90 dias da nova empresa

12 de setembro de 2024
Jornal ContábilVocê assumiu o papel de CFO, está animado para começar, mas sabe que será muito trabalho. A pressão está alta e as expectativas são grandes. Suas responsabilidades como um CFO recém-nomeado são inúmeras, assim como a lista de leis e regulamentos que, como executivo, precisa seguir. Além disso, o papel do CFO está mudando e se tornando mais complexo, estratégico e colaborativo. Estatísticas da Accenture mostram que 93% dizem que suas tarefas designadas parecem muito mais significativas do que no passado. Enquanto 67% caem em uma "paralisia de análise" devido ao número de decisões que precisam tomar e à abundância de escolhas.

Você assumiu o papel de CFO, está animado para começar, mas sabe que será muito trabalho. A pressão está alta e as expectativas são grandes. Suas responsabilidades como um CFO recém-nomeado são inúmeras, assim como a lista de leis e regulamentos que, como executivo, precisa seguir.  Além disso, o papel do CFO está mudando e se tornando mais complexo, estratégico e colaborativo. Estatísticas da Accenture mostram que 93% dizem que suas tarefas designadas parecem muito mais significativas do que no passado. Enquanto 67% caem em uma "paralisia de análise" devido ao número de decisões que precisam tomar e à abundância de escolhas.

Os primeiros 90 dias em uma nova posição são críticos para definir o tom e estabelecer as bases para o sucesso contínuo. Por isso, este período é marcado por um intenso aprendizado, pela necessidade de criar estratégias eficazes e pela implementação de práticas que alinhem as finanças da empresa aos objetivos organizacionais. A maneira como um CFO aborda esses primeiros meses pode influenciar significativamente o desempenho financeiro e a estabilidade a longo prazo da empresa.

 

Por isso, antes de mudar as coisas, é importante compreender os processos,  sistemas, metas e recursos da empresa e sua eficácia. Esses fatores são uma luz guia para desenvolver estratégias e processos financeiros que tenham sucesso.  Outro ponto na lista de verificação do novo CFO é avaliar a configuração da companhia. Entender como estão ganhando dinheiro, agregando valor aos clientes e gerenciando seus recursos. Essas informações são úteis para planejamento financeiro, alocação de recursos e gestão de desempenho.  Como somos ensinados por empresas como Dove, Coca-Cola, Walmart e Amazon, não é apenas o produto que impulsiona as vendas. Também é como a marca se diferencia da concorrência - compreender as tendências do setor, concorrentes e dinâmicas de mercado ajudará a identificar ameaças competitivas e oportunidades de crescimento.

Por isso, um CFO também precisa saber que muitas coisas influenciam o funcionamento de uma organização, desde o trabalho remoto até as estruturas de baixo para cima, portanto contratar e reter talentos financeiros de alto nível fará parte de suas  responsabilidades. Analisar as capacidades da sua equipe revelará lacunas em habilidades e recursos. Também orientará o desenvolvimento de talentos, a estruturação da equipe e o planejamento de sucessão. 

O próximo trabalho na transição de um CFO é construir uma lista de tarefas essenciais para abordar nos próximos três a seis meses. Reúna os problemas que você identificou ao longo das  avaliações,  classifique as tarefas em ordem de impacto se não forem abordadas. Se precisar de mais clareza,  conduza entrevistas com partes interessadas para identificar os problemas que perceberam que precisam de atenção imediata. Nesse período, incluia funcionários de todos os níveis de senioridade. Aqui é importante que os números decidam por você. Por isso, nos primeiros 90 dias, é necessário revisar políticas de despesas e ferramentas de controle de gastos para entender como a empresa acumula, autoriza, registra e reconcilia despesas, além de estar as políticas de despesas e contabilidade para clareza, abrangência e consistência.

A tecnologia pode ser grande aliada nesse processo. O problema é que mais de 70% dos projetos de transformação digital em finanças se movem lentamente, segundo dados da Boston Consulting Group. Além disso, apenas 30% desses projetos têm sucesso. Apesar disso, o processo é essencial já que o funcionário médio gasta 20 minutos criando um relatório de despesas 1,5 vezes por mês, custando R$296 cada. Além disso, as correções levam mais 18 minutos por relatório e custam em média R$266, segundo dados da GBTA Foundation com o HRS. Como CFO, você lidera a transformação digital no departamento financeiro. Por isso, para reduzir a administração, existem softwares de gerenciamento de despesas que suporte reconciliação em tempo real, que oferecem benefícios multifuncionais, como cartões corporativos, gerenciamento de despesas, gestão de assinaturas, controles de cartões e fluxos de aprovação, contas a pagar, pedidos de compra e mais. 

A tecnologia pode ser grande aliada nesse processo. O problema é que mais de 70% dos projetos de transformação digital em finanças se movem lentamente, segundo dados da Boston Consulting Group. Além disso, apenas 30% desses projetos têm sucesso. Apesar disso, o processo é essencial já que o funcionário médio gasta 20 minutos criando um relatório de despesas 1,5 vezes por mês, custando R$296 cada. Além disso, as correções levam mais 18 minutos por relatório e custam em média R$266, segundo dados da GBTA Foundation com o HRS. Como CFO, você lidera a transformação digital no departamento financeiro. Por isso, para reduzir a administração, existem softwares de gerenciamento de despesas que suporte reconciliação em tempo real, que oferecem benefícios multifuncionais, como cartões corporativos, gerenciamento de despesas, gestão de assinaturas, controles de cartões e fluxos de aprovação, contas a pagar, pedidos de compra e mais. 

Tornar-se um CFO de sucesso nos primeiros 90 dias é um desafio que exige não apenas conhecimento e habilidades estratégicas, mas também as ferramentas certas para otimizar e automatizar processos. E não se esqueça de priorizar vitórias rápidas. Por exemplo, se você trabalhou como CFO anteriormente e uma estratégia, processo ou tecnologia trouxe ganhos significativos, veja como pode replicar isso em sua nova empresa.

*Guto Fragoso é cofundador e CFO da Kamino, software de gestão financeira, com banco integrado, para empresas. Economista formado pela Unicamp e mestre em empreendedorismo pela FEA - USP, onde estudou empresas scale-ups, iniciou a carreira na consultoria Mckinsey, se dedicando a projetos de estratégia e finanças corporativas. Também atuou como gerente financeiro do Groupon, tornando-se CFO da operação no Brasil; como country manager da insurtech chilena ComparaOnline (financiada, entre outros, pelos fundos Kaszek e Ribbit); e ainda foi um dos líderes de produto da vertical de livros digitais (Kindle) da Amazon no Brasil.

 

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